???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.domhelder.edu.br/handle/tede/58
???metadata.dc.type???: Monografia
Title: ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: Um estudo à luz dos direitos das mulheres
???metadata.dc.creator???: Pereira , Sarah 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hazan, Bruno
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souki, Hassan
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Thiago
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como tema o assédio sexual no ambiente de trabalho sob o prisma dos direitos das mulheres, levando em consideração dados estatísticos que refletem a desigualdade de gênero existente na sociedade e no mercado de trabalho. Entende-se que o assédio sexual é uma forma de violência cuja finalidade é a obtenção de favores sexuais através de investidas não desejadas, as quais podem causar às vítimas sofrimento físico, psíquico, danos à vida particular e profissional – acentuando assim o distanciamento entre os sexos e tornando o ambiente de trabalho um lugar hostil. A pesquisa que se propõe utiliza da metodologia crítico- prospectiva de vertente jurídico-sociológica e tem como objetivo analisar o assédio sexual no ambiente laboral e a afronta à dignidade da pessoa humana, relatando as consequências que esta violência causa a vítima e aos demais envolvidos, sua caracterização no campo do Direito do Trabalho e do Direito Penal. A monografia também se presta a analisar a Convenção n. 190 da Organização Internacional do Trabalho, a qual fornece uma estrutura internacional para a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho, assim como eventuais medidas preventivas que podem ser adotadas pelos sujeitos da relação de emprego na tentativa de combater e coibir o assédio sexual no ambiente de trabalho.
Abstract: O presente estudo tem como tema o assédio sexual no ambiente de trabalho sob o prisma dos direitos das mulheres, levando em consideração dados estatísticos que refletem a desigualdade de gênero existente na sociedade e no mercado de trabalho. Entende-se que o assédio sexual é uma forma de violência cuja finalidade é a obtenção de favores sexuais através de investidas não desejadas, as quais podem causar às vítimas sofrimento físico, psíquico, danos à vida particular e profissional – acentuando assim o distanciamento entre os sexos e tornando o ambiente de trabalho um lugar hostil. A pesquisa que se propõe utiliza da metodologia crítico- prospectiva de vertente jurídico-sociológica e tem como objetivo analisar o assédio sexual no ambiente laboral e a afronta à dignidade da pessoa humana, relatando as consequências que esta violência causa a vítima e aos demais envolvidos, sua caracterização no campo do Direito do Trabalho e do Direito Penal. A monografia também se presta a analisar a Convenção n. 190 da Organização Internacional do Trabalho, a qual fornece uma estrutura internacional para a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho, assim como eventuais medidas preventivas que podem ser adotadas pelos sujeitos da relação de emprego na tentativa de combater e coibir o assédio sexual no ambiente de trabalho.
Keywords: Ambiente do trabalho. Assédio sexual. Dignidade Humana. Violência contra mulher. Convenção n 190 OIT.
???metadata.dc.subject.cnpq???: DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Dom Helder Escola de Direito
???metadata.dc.publisher.initials???: ESDHC
???metadata.dc.publisher.department???: Dom Helder Escola de Direito
???metadata.dc.publisher.program???: Graduação em Direito
Citation: Pereira , Sarah. ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: Um estudo à luz dos direitos das mulheres. 2020. 72 . Monografia( Graduação em Direito) - Dom Helder Escola de Direito, Dom Helder Escola de Direito .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.domhelder.edu.br/handle/tede/58
Issue Date: 14-Aug-2020
Appears in Collections:1. Monografias (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Sarah Batista Santos Pereira.docx161.52 kBMicrosoft Word XMLDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.