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http://tede.domhelder.edu.br/handle/tede/69
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Isadora | - |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Lara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2788261815152291 | por |
dc.contributor.referee1 | Reis, Maria Carolina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1523599554519388 | por |
dc.date.accessioned | 2020-10-23T19:30:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Isadora. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE LGBT NO AMBIENTE ESCOLAR. 2019. 33. Monografia( Graduação em Direito) - Dom Helder Escola de Direito, Belo Horizonte. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.domhelder.edu.br/handle/tede/69 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por fundamento a análise das políticas públicas de acesso e reconhecimento da comunidade LGBT no ambiente escolar, para que partindo-se dos pressupostos constitucionais de igualdade e do acesso à educação como direito fundamental, por realização de estudos de teorias e verificação de fatos históricos, sejam examinadas a existência e eficácia do acesso a direitos. Para tanto, afirmamos que o princípio da igualdade é suprimido por atos de preconceito enraizados na sociedade. Posteriormente, foram expostos dados sobre violências sofridas pela comunidade LGBT em ambiente escolar, além de depoimentos que elucidaram a necessidade da tomada de medidas em caráter de urgência para a proteção desses indivíduos. Com o objetivo de verificar políticas públicas exitosas de reconhecimento do público LGBT, foi realizado um estudo comparado, que teve como foco, a conquista de direitos no Canadá e na Noruega. Partindo-se dessa análise, destacou-se a inconsistência na tratativa do atual governo brasileiro no fomento a processos de construção de políticas públicas para a proteção dos direitos dos grupos LGBT. | por |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por fundamento a análise das políticas públicas de acesso e reconhecimento da comunidade LGBT no ambiente escolar, para que partindo-se dos pressupostos constitucionais de igualdade e do acesso à educação como direito fundamental, por realização de estudos de teorias e verificação de fatos históricos, sejam examinadas a existência e eficácia do acesso a direitos. Para tanto, afirmamos que o princípio da igualdade é suprimido por atos de preconceito enraizados na sociedade. Posteriormente, foram expostos dados sobre violências sofridas pela comunidade LGBT em ambiente escolar, além de depoimentos que elucidaram a necessidade da tomada de medidas em caráter de urgência para a proteção desses indivíduos. Com o objetivo de verificar políticas públicas exitosas de reconhecimento do público LGBT, foi realizado um estudo comparado, que teve como foco, a conquista de direitos no Canadá e na Noruega. Partindo-se dessa análise, destacou-se a inconsistência na tratativa do atual governo brasileiro no fomento a processos de construção de políticas públicas para a proteção dos direitos dos grupos LGBT. | por |
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dc.language | por | por |
dc.publisher | Dom Helder Escola de Direito | por |
dc.publisher.department | Dom Helder Escola de Direito | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | ESDHC | por |
dc.publisher.program | Graduação em Direito | por |
dc.relation.references | ASSEMBLEIA Geral da ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nações Unidas, 217 (III) A, 1948, Paris, art. Disponível em: <https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por>. Acesso em: 8 dez. 2019. ASSOCIAÇÃO Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016. AVILA, Kellen Cristina de Andrade. O Poder Judiciário e as políticas públicas. Conteúdo Jurídico, 28 fev. 2014. Disponível em: <https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/38516/o-poder-judiciario-e-as-politicas-publicas>. Acesso em: 8 dez. 2019. BARCELLOS, Ana Paula. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Rio de Janeiro e São Paulo: Renovar, 2002 apud AVILA, Kellen Cristina de Andrade. O Poder Judiciário e as políticas públicas. Conteúdo Jurídico, 28 fev. 2014. Disponível em: <https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/38516/o-poder-judiciario-e-as-politicas-publicas>. Acesso em: 8 dez. 2019. BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 8 nov. 2019. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.277/DF. Relator: Ayres Britto. Diário de Justiça Eletrônico, 14 de outubro de 2011. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=628635>. Acesso em: 7 dez. 2019. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental 132/RJ. Relator: Ayres Britto. Diário de Justiça Eletrônico, 14 de outubro de 2011. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=628633>. Acesso em: 7 dez. 2019. BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução CNJ 175, de 14 de maio de 2013. Dispõe sobre a habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo. Diário de Justiça Eletrônico, Brasília, 15 de maio de 2013. Disponível em: <https://atos.cnj.jus.br/files/resolucao_175_14052013_16052013105518.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2019. BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Políticas de combate à violência e à discriminação contra pessoas LGBT. Brasília: Departamento Cultural do Itamaraty, 2015. (Coleção Mundo Afora. V. 12) BRASIL. Lei n. 13.185, 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm>. 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dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Movimento LGBT. Reconhecimento. Escolas. | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | por |
dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE LGBT NO AMBIENTE ESCOLAR | por |
dc.title.alternative | POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE LGBT NO AMBIENTE ESCOLAR | por |
dc.type | Monografia | por |
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TCC Isadora Rodrigues Nascimento Santos - Versão Final(1).docx | Documento principal | 66.84 kB | Microsoft Word XML | Download/Open Preview |
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