???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.domhelder.edu.br/handle/tede/74
???metadata.dc.type???: Monografia
Title: POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO EM MOMENTOS DE CRISES COMO O DA PANDEMIA PELA COVID-19: A preparação dos estudantes em fase de acesso ao ensino superior, no atual cenário da pandemia. (PUBLIC POLICY ON EDUCATION IN MOMENTS OF CRISES LIKE PANDEMIA BY COVID-19: Preparing students in access to higher education, in the current scenario of the pandemic.)
Other Titles: PUBLIC POLICY ON EDUCATION IN MOMENTS OF CRISES LIKE PANDEMIA BY COVID-19: Preparing students in access to higher education, in the current scenario of the pandemic.
???metadata.dc.creator???: Duarte, Guilherme
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rios, Mariza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cristina, Helen
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por objetivo analisar a educação como política pública oferecida aos estudantes em fase de ingresso ao ensino superior, no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, durante o isolamento social, entre os meses de março e novembro de 2020, ocasionado pela pandemia resultante do contágio pelo vírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19. Analisa-se o conceito de política pública, relacionando-o ao direito à educação, demonstrando-o como pertencente ao grupo de direitos considerados como fundamentais, revelando a necessidade dos estudantes de obterem essa garantia por parte dos órgãos educacionais. Analisa-se também as medidas de promoção da saúde pública por parte dos órgãos públicos, com o objetivo de desacelerar o contágio da pandemia ocasionada pelo vírus causador da Covid-19, adotando como principal medida o isolamento social que obrigou as escolas a suspenderem suas atividades presenciais. Diante disso, analisa-se através de questionário online respondido por estudantes em fase de ingresso ao ensino superior, se realmente tiveram acesso à educação como política pública por parte das escolas e como se deu esta garantia diante do cenário de isolamento social, sendo esta uma pesquisa aleatória. Constatou-se que as organizações governamentais, bem como as instituições educacionais têm se moldado à nova realidade imposta pela pandemia, para que o direito à educação por parte do citado grupo de estudantes, continuasse sendo garantido, oferecendo aulas e atividades de forma online, das quais, apesar da sua eficiência, ainda necessita de regulamentação e evolução.
Abstract: This study aims to analyze education as a public policy offered to students in the process of entering higher education, in the city of Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais, during social isolation, between the months of March and November 2020, caused by the pandemic resulting from contagion by the SARS-CoV-2 virus, which causes Covid-19 disease. The concept of public policy is analyzed, relating it to the right to education, demonstrating it as belonging to the group of rights considered to be fundamental, revealing the need for students to obtain this guarantee from educational bodies. Public health promotion measures by public agencies are also analyzed, with the objective of decelerating the contagion of the pandemic caused by the virus that caused Covid-19, adopting as a main measure the social isolation that forced schools to suspend their activities in person. Therefore, it is analyzed through an online questionnaire answered by students in the process of entering higher education, if they really had access to education as a public policy by schools and how this guarantee was given in the context of social isolation, being this a random search. It was found that governmental organizations, as well as educational institutions, have been molded to the new reality imposed by the pandemic, so that the right to education by the aforementioned group of students would continue to be guaranteed, offering classes and activities online, from which, despite their efficiency, still need regulation and evolution.
Keywords: Educação
Políticas Públicas
Direitos Humanos
Pandemia
???metadata.dc.subject.cnpq???: DIREITO::DIREITO PUBLICO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Dom Helder Escola de Direito
???metadata.dc.publisher.initials???: ESDHC
???metadata.dc.publisher.department???: Dom Helder Escola de Direito
???metadata.dc.publisher.program???: Graduação em Direito
Citation: Duarte, Guilherme. POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO EM MOMENTOS DE CRISES COMO O DA PANDEMIA PELA COVID-19: A preparação dos estudantes em fase de acesso ao ensino superior, no atual cenário da pandemia. 2020. 39f. Monografia (Graduação em Direito) - Dom Helder Escola de Direito, Belo Horizonte, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: http://tede.domhelder.edu.br/handle/tede/74
Issue Date: 16-Dec-2020
Appears in Collections:1. Monografias (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[MONOGRAFIA] GUILHERME DUARTE D08509 - Final Corrigida (Publicação).pdfDocumento Principal915.21 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons